top of page

8 pontos para melhorar desempenho reprodutivo.

  • Foto do escritor: Emdeagro
    Emdeagro
  • 19 de abr. de 2022
  • 4 min de leitura

Por Glauber Monteiro da Silva - 19 de Abril de 2022.


ree

O produtor que deseja se manter na atividade de pecuária leiteira, devem sempre estar procurando ter eficiência no seu sistema de produção para ter competitividade no setor. A reprodução pode influenciar diretamente no caixa da fazenda, uma vez que os índices reprodutivos estão descontrolados, como Dias em leite (DEL) médio do rebanho muito alto, afetará negativamente a produção de leite, pois as vacas com a lactação mais avançadas, irão produzir menos leite. E para ajudar na melhoria do desempenho reprodutivo, listamos abaixo 8 pontos para serem trabalhados nas fazendas para melhorar o desempenho reprodutivo.


1° Taxa de serviço

Para entender melhor o que a taxa de serviço, vamos apresentar alguns indicadores:


PEV: Período de espera voluntária, é o período determinado pelo produtor ou pelo técnico da fazenda, para que a vaca seja liberada para reprodução após o parto, o quanto mais fértil e mais produtivo for o rebanho, maior deverá ser o PEV, mas o mais comum encontrarmos, é um PEV de 45 dias, ou seja, a vaca só será inseminada após 45 dias.


Vaca apta: É a vaca que está fora do PEV, ou seja, mais que 45 dias de parida, e que esteja vazia (não gestante.


Taxa de serviço: É o número de vacas inseminadas em relação ao número de vacas aptas em um período de 21 dias, ou seja, a Fazenda A entre 01 de abril a 21 de abril tinha 50 vacas aptas, e foram inseminadas apenas 25, a taxa de serviço desta Fazenda foi de 50%.


A taxa de serviço é um ponto que deve ser trabalhado para termos o maior número de vacas inseminadas, consequentemente, mais vacas prenhas e mais vacas no curral parida produzindo leite.


E para aumentar a taxa de serviço na fazenda, fizemos a seguinte lista:


  • Implementação de um programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo - IATF, com esta ferramenta, podemos inseminar um maior número de vacas em uma data e horário pré determinado, para isto é importantes ter profissionais capacitados e que saibam desenhar um protocolo especifico para a situação da Fazenda;

  • Detecção de cio visual na rotina das Fazendas ou cio de retorno, irá ajudar a aumentar a taxa de serviço, a IATF quando associada a detecção do cio de retorno pode melhorar muito a taxa de serviço;

  • Utilização de ferramentas para detecção de cio, como bastões marcadores, adesivos podem ajudar a aumentar a eficiência na observação de cio na Fazenda, principalmente nos cios que acontecem a noite ou em vacas de cio silencioso.


2° Rápida identificação de vacas vazias no rebanho


Para fazer isso, é importante adotar um rotina de visitas do profissional especialista em reprodução para identificar o mais rápido possível as vacas vazias no rebanho e envia-las para inseminação, preferencialmente para serem sincronizadas em um protocolo de IATF, para assim o produtor reduzir o intervalo entre serviços, importante também, determinar a periodicidade com que este manejo é feito, quanto maior o rebanho e o número de animais inseminados, menor deveria ser o intervalo entre os manejos, podendo ser mensal, quinzenal ou mesmo semanal.


3° Controle dos registros e monitoramento dos indicadores de reprodução.


Primeiramente para sabermos o desempenho reprodutivo de uma fazenda, é necessário medir, e para isso, ter informações para que possam ser avaliadas, é imprescindível. Podendo ser simplesmente anotações em um caderno, separando as datas dos partos, se teve alguma observação do parto, como, retenção de placenta, se foi necessário ajuda no parto, informações das datas das inseminações, essas informações já ajudará muito nas tomadas de decisões, mas a utilização de programas e software de gestão da reprodução como o Ideagri, o mais utilizado no pais, e algumas Centrais como a Alta Genética possui o Alta Gestão, esses programas podem nos fornecer relatórios que iram ajudar na tomada de decisão na reprodução.


4° Manejo sanitário do rebanho


A fertilidade do rebanho está ligado também a saúde, e ter um bom programa de vacinação como prevenção de doenças reprodutivas leptospiroses, campilobacterioses, diarreia viral bovina (BVD), rinotraqueite infecciosa bovina (IBR) e outras doenças na fazenda abrangendo vacas e novilhas. Implementação de uma rotina com os cuidadso dos cascos das vacas, procedimentos adequados de manejo pré e pós parto, identificação de doenças metabólicas periparturientes (também ligado a nutrição).


5° Cuidados com a técnica de Inseminação Artificial - IA


Para termos uma boa concepção na Inseminação, precisamos ter uma bom manejo das vacas quanto a sua saúde, nutrição, bem estar, mas temos que ter mão de obra capacitada para esta atividade, e o produtor e o inseminador não podem esquecer de estar se atualizando e fazendo reciclagens, e ter os cuidados com a técnica de IA, manejo e descongelamento do sêmen.


6° Manejo nutricional do rebanho


Uma dieta equilibrada trará eficiência tanto na produção de leite quanto na reprodução das matrizes em lactação, e também para novilhas em reprodução. O produtor, gerente e consultores técnicos devem estar sempre avaliando a ingestão de matéria seca (IMS), e fazer ajustes rápidos nas dietas e no manejo nutricional do rebanho.


7° Proporcionar conforto mínimo ao rebanho


O estresse térmico tem impacto significativo na reprodução, tendo ação direta no eixo hipotalamo-pituitária-adrenal (HPA), evitando a concepção, ou até mesmo perdas embrionárias, então fornecer um conforto mínimo ao rebanho irá ajudar a melhorar a eficiência reprodutiva, para isso o produtor deverá trabalhar:

  • Estratégias para reduzir o estresse térmico, independente das instalações, que podem ser uma simples área de sombrite para fornecer sombra ou galpões com cama e ventilador, o importante e fazer;

  • Melhorar a superfície para os pés, para melhorar a caminhada, atividade de monta e melhorar a saúde dos cascos;

  • Maternidade limpa e seca;

  • Espaçamento adequado, tanto de cocho como nos currais e barracões.


8° Comunicação: Produtor x Gerente x Técnicos


É extremamente importante uma abordagem e conversa entre veterinário, nutricionista, gerente, funcionários e proprietário da fazenda relacionado ao manejo reprodutivo, podendo ser possível identificar pontos a serem melhorados. Todos devem estar ciente da importância de um bom desempenho reprodutivo, atenção a cada detalhe, conformidade com os procedimentos e monitoramento do desempenho regulamente.


Gostou deste conteúdo? Gostaria de assistir um video sobre este assunto? Assista no nosso canal do YouTube veja detalhes na nossa analise clique aqui.



Sobre o Autor

ree

Sou Tecnólogo em Agronegócio pela faculdade CENTEC, mestre em Produção Animal pela Universidade Federal Rural do Semiárido - UFERSA, sócio administrador da Emdeagro, consultor em pecuária de leite e corte.

Comentários


bottom of page